domingo, 23 de agosto de 2009

Bolo de Bolacha

Já há algum tempo que tinha metido na cabeça que queria fazer bolo de bolacha. Eu gosto muito, mas aqui em casa só eu e o meu pai é que gostamos, pois a minha mãe não é nada adepta de manteiga. Fui uma bocado 'às cegas' para a elaboração deste bolo porque nunca tinha feito bolo de bolacha e também porque era a primeira vez que usava a forma com aro removível.
No final, até acho que não ficou mau. No entanto, concordo com o meu maior crítico, deveria ter levado um bocadinho mais de café nas bolachas, até porque no final ficou um bocadinho mais enjoativo do que o previsto. Claro que tenho a certeza que para a próxima sairá melhor, é assim que se aprende :))




Ingredientes:
300g de bolachas tipo Maria
3 dl de café ponto forte

Creme de Manteiga:
200g de manteiga
200g de açúcar em pó
1 c. (de sopa) de óleo

Preparação:
Para fazer o creme, bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó. Junte o óleo e bata até obter um creme macio. Reserve.
Mergulhe uma parte das bolachas no café e disponha-as no fundo de um aro, colocado no prato de servir. Faça camadas intercaladas de bolachas molhadas no café com o creme de manteiga, sendo a última camada de creme.
Polvilhe a superfície do bolo com bolacha moída e leve ao frio até servir. Antes de levar à mesa, retire o aro, passando una faca a toda à volta, e decore com bolacha Maria moída.


Adaptado de: “Nova Cozinha Tradicional”, Nº 79, Página 21

15 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

belissimo aspecto!!!

smsn.artes

Unknown disse...

ola, eu tambem fazia o bolo de bolacha seguindo a receita que indicas-te, tambem achava um pouco enjoativo, agora optei por outra variante que embora leve tambem creme de manteiga, fica menos enjoativo. podes ver no meu blog como faço, segue etiqueta bolos- bolo de bolacha.
Beijinhos e para primeira vez não te sais-te nada mal.

Abelha Maia disse...

Olha fico muito feliz por teres ido me visitar assim fiquei a conhecer o teu blog, e vou cá voltar, tb fiz um bolo de bolacha esta semana.
Beijocas

ameixa seca disse...

Eu sou de clube da tua mãe. Não como bolo de bolacha que leve creme de manteiga mas conheço muita gente que adora :)

Cláudia Marques disse...

Já estou a ver que este blog é uma tentação para amantes de chocolate!! :))
Para mim tb é uma perdição, a maior perdição que existe!

E o bolo de bolacha, é aquele cássico que vai sempre bem, até pq dá para fazer várias versões.

bjs

Sónia Meirinho disse...

realmente é chato pois leva muita manteiga e aqui em casa tento evitar usar grandes quantidades. O Bruno adora. Eu gosto mas não sou grande fã mas adoro o aspecto dops bolos. o teu ficou lindo.
beijos

Cristina disse...

Eu não sou grande amiga de bolo de bolacha com manteiga, não percebendo porque há tanta gente fanática por ele. Independentemente disso, saúdo-te pelo jeitinho, pois ficou bem bonito :)

SoraiaSilva disse...

Ficou liiiiiiiiiiiiiiiiindo!!
Cá em casa gostamos muito.. É verdade que leva imensa manteiga mas, lá está, dias não são dias.. e perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe! ;) LOL
Beijinhos*

Tangerina disse...

Ficou lindo e eu gosto tanto de bolo de bolacha que morasses tu mais perto e ías ver se eu não me fazia de convidada :)))))))

Beijinhos,
Carlota

Paladares da Isa disse...

Aqui está um dos meus doces preferidos e que eu comia com frequencia na minha infância.
Ficou perfeito!!!!
Bjos

Paulo Chagas disse...

Bolo de bolacha - uma perdição!

Não se resiste ;-)

Mary disse...

Olá,
Que belo bolo de bolacha!tEnho cá em casa dois apreciadores de bolo da bolchas, mas tb sem creme de mateiga:) Descbir o teu blog por acaso e fiquei fã tanto que vou seguir,e tu segues o meu!! assim sei sempre quando tens receitas novas:)
bjs

moranguita disse...

tenho um miminho para ti no blog.
passa por la.
beijinhos

moranguita disse...

gsoto muito de bolo de bolacha mas por norma nao faço este creme faço com um creme de chocolate. gosto mais.
beijinhos

SoraiaSilva disse...

ADORO bolo de bolacha!!
E o teu ficou tãaaaaaaao bonito :p
Beijinhos*

Blog Widget by LinkWithin