sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Empadão de Bacalhau

Este prato de bacalhau foi preparado com o objectivo de aproveitar umas sobras de bacalhau desfiado que tinham sobrado de outra refeição. E sabem que mais? Foi uma óptima surpresa, ficou verdadeiramente delicioso. Eu gostei particularmente da camada de pão ralado com que se polvilha o empadão, fica muito muito bom e estaladiço.
E desde a primeira vez que fizemos este prato de bacalhau, cá por casa já o repetimos mais uma vez. Todos adoraram e se deliciaram :D


Ingredientes:
1 saqueta de puré instantâneo
1 cebola
1 dente de alho
800g de bacalhau demolhado
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
4 c. (de café) de pão ralado
sal, pimenta e azeite q.b.

Preparação:
Prepare o puré conforme as instruções da embalagem. Pique a cebola e os dentes de alho e refogue-os em azeite. Limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie-o. Junte-o ao refogado e deixe cozinhar um pouco. Refresque com o vinho, adicione a folha de louro e tempere com sal e pimenta a gosto; deixe cozinhar.
Ligue o forno a 180ºC. Quando o bacalhau estiver pronto, retire do lume e elimine o louro. Junte-lhe o puré e envolva bem. Coloque o preparado num tabuleiro refractário e polvilhe com o pão ralado. Leve ao forno durante dez minutos, ou até ganhar cor.


Adaptado de: “Segredos de Cozinha”, Nº1236, página 13
Blog Widget by LinkWithin