segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fusilli com Cogumelos e Maçã

Muitas vezes, quer dizer, a maior parte das vezes, eu e a minha mãe almoçamos juntas em casa. Raramente nos apetece comer um banquete, por isso recorremos a pratos de 'pasta', leves e rápidos. Lá está, eu e a minha mãe adoramos massas, e esta receita é uma das nossas favoritas e uma das mais simples que fazemos cá por casa.


Ingredientes:
250g de massa fusilli
300g de cogumelos
300g de salsichas
1 maçã
I c. (de sopa) de orégãos
1 limão pequeno (sumo)
sal e azeite q.b.

Preparação:
Coza a massa em água abundante, temperada com sal e um fio de azeite. Depois de cozida, reserve a massa. Corte a maçã em cubinhos e regue-os com o sumo de limão, para não escurecerem.
Numa frigideira, salteie os cogumelos e as salsichas com um pouco de azeite. Quando estiverem amolecidos os cogumelos e as salsichas douradinhas, junte a massa e a maçã e tempere com sal e orégãos.


Adaptado de: “Segredos de Cozinha – Edição Especial Massas”, página 6

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Seu blog é mágico!

Bem, este foi o primeiro selinho que me deram. Nunca respondi a nenhum desafio, por isso se eu fizer algo de errado avisem :) :)
Este selinho foi-me oferecido pela Moranguita do Doces e Companhia, e a ela, mais uma vez, um grande obrigado querida.

O desafio consiste em responder às perguntas abaixo e indicar cinco amigas blogueiras.

Uma música mágica: Royalistick - Como Uma Estrela

Um filme mágico: P. S. I Love You

Uma viagem mágica: S. Tomé e Príncipe

Maquilhagem mágica: Ao natural, com um bocadinho de gloss.


E agora vou passar às 5 meninas blogueiras:

Beijinhos a quem passa por aqui e espero que as meninas gostem dos miminhos :))*

domingo, 23 de agosto de 2009

Bolo de Bolacha

Já há algum tempo que tinha metido na cabeça que queria fazer bolo de bolacha. Eu gosto muito, mas aqui em casa só eu e o meu pai é que gostamos, pois a minha mãe não é nada adepta de manteiga. Fui uma bocado 'às cegas' para a elaboração deste bolo porque nunca tinha feito bolo de bolacha e também porque era a primeira vez que usava a forma com aro removível.
No final, até acho que não ficou mau. No entanto, concordo com o meu maior crítico, deveria ter levado um bocadinho mais de café nas bolachas, até porque no final ficou um bocadinho mais enjoativo do que o previsto. Claro que tenho a certeza que para a próxima sairá melhor, é assim que se aprende :))




Ingredientes:
300g de bolachas tipo Maria
3 dl de café ponto forte

Creme de Manteiga:
200g de manteiga
200g de açúcar em pó
1 c. (de sopa) de óleo

Preparação:
Para fazer o creme, bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó. Junte o óleo e bata até obter um creme macio. Reserve.
Mergulhe uma parte das bolachas no café e disponha-as no fundo de um aro, colocado no prato de servir. Faça camadas intercaladas de bolachas molhadas no café com o creme de manteiga, sendo a última camada de creme.
Polvilhe a superfície do bolo com bolacha moída e leve ao frio até servir. Antes de levar à mesa, retire o aro, passando una faca a toda à volta, e decore com bolacha Maria moída.


Adaptado de: “Nova Cozinha Tradicional”, Nº 79, Página 21

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Francesinhas

São as francesinhas do meu pai, receita dele e à moda dele. Aqui em casa quem as faz sou eu e ele, juntos na cozinha (imaginem a confusão que por lá não fica!!). Mas os "estragos" valem a pena, ficam mais que deliciosas estas francesinhas, as melhores que alguma vez provei. Eu gosto de as fazer com muito queijo e depois levá-las um bocadinho ao forno para o derreter. Quem nunca provou estas delícias naturais do Porto nem sabe o que perde.


Ingredientes:

1 frasco de molho de francesinha de compra
12 fatias de pão de forma
4 linguiças
8 fatias de fiambre
150g de queijo flamengo fatiado
8 salsichas pequenas


Preparação:

Aqueça previamente o molho de francesinha.
Coloque no grelhador uma fatia de pão de forma uma linguiça aberta ao meio e pressione. Depois coloque uma fatia de fiambre e uma fatia de queijo flamengo. Coloque, de seguida, mais uma fatia de pão de forma e duas salsichas previamente abertas. Pressione e finalize com uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo flamengo e uma última fatia de pão de forma. Cubra esta última fatia de pão de forma com várias fatias de queijo e leve a meio do forno, a 180ºC, durante cinco minutos. Retire do forno e cubra a francesinha com o molho.
Blog Widget by LinkWithin