sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bolo de Maçã e Nozes

Vi este bolo algures num blog e não resisti, pus logo mão á obra. Eu e a minha mãe adoramos nozes e combinadas com a maçã, que delícia! Fiquei realmente satisfeita com este bolo, tão satisfeita que ao outro dia queria comer uma fatia e quase que ia tendo um ataque, só havia menos de um quarto. Aconselho-vos a experimentar, é super fácil de fazer e super delicioso. ´



Ingredientes:

200g de farinha
200g de açúcar
60g de miolo de noz
1 iogurte natural
4 ovos
1 maçã
50ml de óleo
1 c. (de chá) de fermento
margarina para untar
farinha para polvilhar

Preparação:

Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe com farinha, reserve. Ligue o forno a 180º. Descasque as maçãs, lave-as, seque-as e corte-as ao meio, retire-lhes as sementes e corte-as em cubinhos. Pique também as nozes grosseiramente com uma faca, reserve.
Numa tigela junte o óleo, o iogurte, o açúcar e os ovos e bata bem. Adicione a farinha e o fermento, batendo muito bem. Junte os cubinhos de maçã, as nozes e envolva bem na massa. Verta para a forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos.
Verifique a cozedura e retire do forno. Desenforme, deixe arrefecer e sirva.


Adaptado de: http://docesdamoranguita.blogspot.com/2009/06/bolo-de-pequeno-almoco-com-maca.html

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Bolinhas de Carne

Estas bolinhas são uma óptima sugestão para aproveitar sobras de carne, no meu caso aproveitei umas sobras de carne assada. Ficaram deliciosas, bem parecidas com os croquetes da minha avó.
Fiz muito poucas alterações à receita original, só substituí as natas pelo leite (sugestão do meu pai!). Não me arrependi, apesar de fritas, souberam tão bem. Acompanhei, ainda, com umas laranjinhas apanhadas do meu quintal.

Ingredientes:

1 chouriço-corrente
600g de carne picada
1 cebola
2 dentes de alho
3 c. (de sopa) de azeite
orégãos
1dl de leite
1 c. (de sopa) de polpa de tomate
4 c. (de sopa) de farinha
sal, pimenta, farinha, ovo, pão ralado e óleo q.b.


Preparação:

Pique o chouriço e envolva-o com a carne. Pique a cebola e os alhos e refogue-os no azeite. Junte a carne e os orégãos e misture muito bem. Acrescente o leite e a polpa de tomate e deixe estufar, por 5 minutos.
Tempere com sal e pimenta. Adicione a farinha, mexendo sempre, para não ganhar grumos e até a massa se soltar. Retire e deixe arrefecer.
Molde bolinhas e passe-as por farinha, ovo batido e pão ralado. Frite-as em óleo e escorra-as sobre papel absorvente. Sirva-as com laranja.


Adaptado de: Adaptado de: “Mulher Moderna da Cozinha”, Nº 1, página 14


Blog Widget by LinkWithin