quinta-feira, 25 de junho de 2009

Folares Rústicos

Folares são da Páscoa? Não, os folares são bons quentinhos em qualquer altura do ano ou torrados com manteiga logo a abrir a manhã. Estes, por acaso, até são os folares que eu e o meu pai nos aventurámos a fazer na Páscoa. Posso-vos dizer que foi uma grande aventura culinária mesmo! :)
Isto porque decidimos, como tantas vezes, de um dia para o outro, fazer folares como já tinhamos feito há uns anos atrás. E lá fomos os dois todos felizes para a cozinha. Os folares sairam bons, pouco doces mas bons. No entanto, os apecto deles não era o mais apresentável. Ficaram mesmo com um aspecto de uns Folares Rústicos.


Ingredientes:

900g de farinha
100g de margarina
50g de açúcar
4 ovos cozidos com casca
1 dl de leite morno
25g de fermento de padeiro
1 c. (de café) de açafrão em pó
2 dl de água morna
ovo batido para pincelar
margarina para untar
farinha para polvilhar


Preparação:

Dissolva o fermento no leito morno, junte 250g de farinha, mexa bem e deixe levedar até triplicar o volume. Deite o resto da farinha em cima da mesa, faça-lhe uma cavidade, junte o açúcar, a margarina, o açafrão dissolvido na água morna e a mistura do fermento e misture bem.
Trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos, faça uma bola, coloque-a numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano e deixe levedar até atingir o dobro do volume. Barre ligeiramente o tabuleiro do forno com margarina.
Trabalhe mais um pouco a massa, retire 2 pedacinhos e reserve-os. Divida a restante massa em duas partes e molde-as em forma de bolas achatadas, coloque-as no tabuleiro e disponha os ovos cozidos em cima, pressionando ligeiramente. Molde 4 rolinhos com a massa que retirou, coloque-os em cruz em cima dos ovos, cubra com um pano e deixe levedar 1 hora. Depois pincele com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.


Adaptado de: "TeleCulinária" Nº1564, Página 365

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sopa de Peixe

Esta é daquelas sopas que sabe bem comer quentinha nos dias frios de Inverno. Já não estamos no Inverno, e eu sei bem que agora só nos apetece umas sardinhadas no quintal e umas saladas bem rápidas e frescas. De qualquer maneira, partilho aqui com uma das minhas sopas preferidas, é tão boa! Eu gosto de a comer com bastante massa, bastante tomate e com pescada fresca.


Ingredientes:

400g de postas de pescada
2 cebolas
2 dentes de alho
3 c. (de sopa) de azeite
2 cenouras
200g de alho francês
1/2 lata de tomate pelado
2 c. (de sopa) de polpa de tomate
50g de massa (cotovelinhos)
2 c. (de sopa) de coentros
1 c. (de sopa) de orégãos
sal q.b.

Preparação:

Coza as postas de pescada em água abundante, temperada com sal, uma cebola cortada em pedaços e um dente de alho. Escorra, passe o caldo por um passador de rede e reserve. Deixe arrefecer o peixe, lasque-o e reserve-o também.
Pique a cebola e o alho restantes e refogue ambos no azeite. Corte as cenouras e o alho-francês em cubinhos e junte-os ao refogado, assim como o tomate pelado e a polpa de tomate. Deixe cozinhar mais um pouco e verta 1,2l do caldo reservado.
Deixe cozer durante 20 minutos e acrescente a massa. Tempere com sal, coentros e orégãos e deixe cozer por mais dez minutos. Rectifique os temperos, junte o peixe lascado e sirva.


Adaptado de: “Segredos de Cozinha” Nº 1206 , página 17

terça-feira, 9 de junho de 2009

Queijadas de Leite

Porque muitas vezes os doces mais deliciosos são os mais simples, deixo-vos aqui estas maravilhosas queijadinhas. São um dos meus doces preferidos e cá em casa são muito apreciadas. Gosto delas bem escurinhas e mais ou menos cozidas, polvilhadas com açúcar em pó. Digo-vos, ninguém lhes resiste e são tão rápidas e fáceis de fazer.


Ingredientes:

1/2 litro de leite
2 ovos inteiros
300g de açúcar
100g de farinha
50g de manteiga
açúcar em pó q.b.

Preparação:

Bater os ovos com o açúcar e juntar a manteiga derretida, depois a farinha e o leite. Verter o preparado em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Levar ao forno, a 180ºC, até as queijadinhas estarem cozidas (cerca de 15 a 20 minutos). Depois de feitas e desenformadas polvilhar com açúcar em pó por cima.


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sonhos de Bacalhau

Depois do delicioso e clássico bolo de chocolate, chegaram os sonhos de bacalhau. Sim, porque aqui o meu cantinho não é só feito de chocolate e doces.
Devo contar-vos que a primeira vez que tentei fazer estes sonhos de bacalhau, eles saíram um desastre, à segunda saíram muito melhor e agora cada vez que os faço delicio'me com eles, então com uma salada de feijão frade a acompanhar. Hum ...
Confesso que sou mais apreciadora de bolinhos de bacalhau, mas como o meu pai adora estes sonhos e também como ainda não me aventurei nos bolinhos de bacalhau, decidi partilhar esta receita com vocês.

Nota: Obrigada por todos os comentários simpáticos que me deixaram no meu primeiro post, já vi que esta aventura virtual vai ser muito muito boa :)


Ingredientes:

400 g de bacalhau demolhado em postas
4 gemas
100 g de farinha
50 ml de vinho branco
4 claras
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza o bacalhau e desfie-o, eliminando-lhe espinhas e peles. Junte-lhe as gemas, a farinha e o vinho. Tempere com sal e pimenta.
Bata as claras em castelo e envolva-as, delicadamente, no preparado do bacalhau. Coloque colheradas desta massa numa frigideira com óleo quente e deixe fritar. Retire e deixe escorrer os sonhos sobre papel absorvente.


Adaptado de: “Segredos de Cozinha” Nº 1178 , página 34

Blog Widget by LinkWithin